sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O que são Chibi e SD?

A palavra "chibi" significa "criança", em japonês,  chibi é um estilo de desenho onde os personagens são desenhos com traços "rechonchudos".

Chibi  é um termo japonês utilizado no contexto de anime ou mangá para descrever um traço de desenho de personagem bastante estilizado, com cabeças no mesmo tamanho dos corpos, geralmente para obter um efeito cômico ou mais sentimental.
 Um traço marcante dos chibi é que quase sempre não é desenhado o nariz, o traço da boca nem sempre é finalizado e os traços em geral são bem simplificados. Outras vezes, em vez de um corpo humano, o desenhista coloca a cabeça do personagem em um corpo ou com características de gato, cachorro ou algum outro bicho.

Super deformed, ou apenas SD, é um estilo específico de caricatura japonesa onde os personagens são desenhados de uma forma exagerada, normalmente pequenos e "gordinhos", com membros menos detalhados e cabeças mais largas, para criar uma semelhança com pequenas crianças.
O estilo é muito semelhante ao chibi.
O estilo super deformed é parte da cultura japonesa e é visto em todos os lugares, de propagandas e placas de metrô a animes e mangás.


É normalmente usado no anime e no mangá em breves momentos para mostrar uma emoção extrema e exagerada, como raiva ou surpresa, que normalmente seria difícil de representar ou ficaria estranho se desenhado de forma mais realística. O estilo é feito para ser fofo e é normalmente usado com propósito humorístico em certas partes de uma história.



Então Chibi e SD, podem ser considerados a mesma coisa, é o que a maioria dos sites onde fiz pesquisa diz, mas se alguém discordar, estamos ai para rever isto.

Na imagem abaixo, podemos ver as diferenças básicas entre o estilo de mangá clássico e o estilo chibi: no clássico há diferenças nos traços, mais grossos ou finos, já no chibi, é comum vermos os traços dos personagens com o mesmo tamanho, sem diferença. O intuito do chibi é representar melhor as expressões dos personagens, como situações de drama, ou, principalmente, humor.



Atualmente, existem versões de mangás no estilo Chibi, o mais recente que fiquei sabendo foi do Dragon Ball SD.

Achei esse vídeo muito legal, são 
20 formas de desenhar expressões Chibi(SD):




Este é um outro vídeo que achei muito legal 

100 formas de olhos no estilo Mangá:




Abaixo segue alguns chibi pra vocês curtirem:









Um comentário:

  1. Cara adorei o video, o cara manda muito bem neh, nossa, queria saber desenhar assim, ter essas ideias...enfim, mt bom o seu assunto, ate pq eu adoro animes, mangás e afins. Abraço.

    ResponderExcluir